17 C
Kóka
terça-feira, 2024/09/10  7:05
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Biden elogia liderança de Kishida após anúncio de renúncia

Presidente dos EUA destaca transformação do papel do Japão no mundo.

Washington, Estados Unidos, 15 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida por sua “liderança corajosa”, afirmando que Kishida transformou o papel do Japão no cenário mundial.

Em um comunicado divulgado na quarta-feira (14), após Kishida anunciar que não concorrerá à liderança do Partido Liberal Democrático no próximo mês, Biden destacou os avanços na aliança entre EUA e Japão. “Trabalhamos juntos para elevar a aliança EUA-Japão a novos patamares”, declarou o presidente americano.

Biden elogiou a nova estratégia de segurança nacional implementada por Kishida e seu forte apoio à Ucrânia após a invasão russa. O presidente americano também ressaltou o papel de Kishida no fortalecimento da cooperação trilateral entre EUA, Coreia do Sul e Japão, em parceria com o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol.

“Graças à liderança do primeiro-ministro, o futuro da aliança EUA-Japão está mais forte e brilhante do que nunca”, afirmou Biden. Ele concluiu dizendo que “a liderança corajosa do primeiro-ministro Kishida será lembrada em ambos os lados do Pacífico por décadas”.

Durante seu mandato, iniciado em outubro de 2021, Kishida trabalhou para aumentar significativamente os gastos anuais com defesa e avançar revisões políticas para dar às Forças de Autodefesa do Japão mais opções em caso de contingência, mesmo sob a Constituição que renuncia à guerra.

O elogio de Biden a Kishida reflete a importância estratégica da aliança EUA-Japão no contexto geopolítico atual, especialmente diante dos desafios apresentados pela China e Coreia do Norte na região do Indo-Pacífico.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)