Washington, Estados Unidos, 15 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida por sua “liderança corajosa”, afirmando que Kishida transformou o papel do Japão no cenário mundial.
Em um comunicado divulgado na quarta-feira (14), após Kishida anunciar que não concorrerá à liderança do Partido Liberal Democrático no próximo mês, Biden destacou os avanços na aliança entre EUA e Japão. “Trabalhamos juntos para elevar a aliança EUA-Japão a novos patamares”, declarou o presidente americano.
Biden elogiou a nova estratégia de segurança nacional implementada por Kishida e seu forte apoio à Ucrânia após a invasão russa. O presidente americano também ressaltou o papel de Kishida no fortalecimento da cooperação trilateral entre EUA, Coreia do Sul e Japão, em parceria com o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol.
“Graças à liderança do primeiro-ministro, o futuro da aliança EUA-Japão está mais forte e brilhante do que nunca”, afirmou Biden. Ele concluiu dizendo que “a liderança corajosa do primeiro-ministro Kishida será lembrada em ambos os lados do Pacífico por décadas”.
Durante seu mandato, iniciado em outubro de 2021, Kishida trabalhou para aumentar significativamente os gastos anuais com defesa e avançar revisões políticas para dar às Forças de Autodefesa do Japão mais opções em caso de contingência, mesmo sob a Constituição que renuncia à guerra.
O elogio de Biden a Kishida reflete a importância estratégica da aliança EUA-Japão no contexto geopolítico atual, especialmente diante dos desafios apresentados pela China e Coreia do Norte na região do Indo-Pacífico.
- Zelensky pede mais apoio ante avanços russos no leste - 10 de setembro de 2024 6:37 am
- Tufão Yagi deixa 82 mortos no Sudeste Asiático e China - 10 de setembro de 2024 6:16 am
- China envia navios para o Mar do Japão para exercícios militares - 10 de setembro de 2024 6:11 am