Teerã, Irã, 15 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Fars) – O Banco Central do Irã (CBI) e outras instituições bancárias locais foram alvo de um ataque cibernético massivo na tarde de quarta-feira (14), deixando a infraestrutura financeira do país fragilizada.
Segundo relatos do Iran International, os sistemas financeiros estão fora do ar e há indicações de roubo de dados. Usuários de caixas eletrônicos em todo o país relatam impossibilidade de realizar operações, recebendo apenas mensagens de erro.
Fontes locais sugerem que este pode ser o maior ataque cibernético já realizado contra o Irã. O incidente ocorre em um momento de crescentes tensões geopolíticas envolvendo o Irã, Israel, Estados Unidos e Rússia.
Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque. No entanto, especialistas lembram que ataques semelhantes ocorridos em dezembro de 2023, que afetaram postos de gasolina no país, foram atribuídos a Israel e Estados Unidos.
Embora não haja informações precisas sobre a extensão do ataque, especialistas especulam que pode envolver um ataque DDoS (negação de serviço) massivo. A informação de captura de dados também sugere a possibilidade de outros tipos de ataques, como ransomware.
Este incidente ressalta a vulnerabilidade dos sistemas financeiros a ataques cibernéticos e destaca a crescente importância da cibersegurança no contexto das tensões geopolíticas atuais. As autoridades iranianas ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o ataque ou suas possíveis implicações para a economia do país.
- Antissemitismo em Londres: O silêncio da mídia é ensurdecedor - 6 de outubro de 2024 11:58 am
- FAB repatria 229 brasileiros do Líbano em meio a conflitos - 6 de outubro de 2024 11:34 am
- Declínio alarmante de aves e borboletas no Japão preocupa - 6 de outubro de 2024 6:48 am