17 C
Kóka
terça-feira, 2024/09/10  6:19
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alemanha emite mandado contra ucraniano por ataque ao Nord Stream

Suspeito teria participado da sabotagem dos gasodutos em 2022.

Berlim, Alemanha, 15 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Deutsche Welle) – Promotores alemães emitiram um mandado de prisão internacional contra um cidadão ucraniano suspeito de envolvimento no ataque aos gasodutos Nord Stream, ocorrido há dois anos.

Os gasodutos, construídos para transportar gás natural da Rússia para a Europa, foram alvo de explosões em setembro de 2022. O ataque foi interpretado como uma tentativa de cortar uma importante fonte de receita para o Kremlin, levando muitos a especular sobre o possível envolvimento de forças ucranianas.

O suspeito, que trabalhou como instrutor de mergulho, teria vivido na Polônia, país vizinho à Alemanha, mas já deixou o território polonês. As autoridades alemãs também identificaram outros dois suspeitos, que podem ter sido responsáveis pela fixação dos explosivos nos gasodutos.

Ainda não está claro até que ponto autoridades ucranianas podem ter estado envolvidas no planejamento ou execução do ataque. O governo ucraniano tem negado consistentemente qualquer participação no incidente.

A sabotagem do Nord Stream foi um dos eventos mais intrigantes do primeiro ano da guerra na Ucrânia, levantando questões sobre segurança energética e geopolítica na Europa. O ataque ocorreu em uma área de intenso tráfego marítimo, demonstrando um nível de sofisticação que surpreendeu especialistas.

As investigações sobre o caso continuam em andamento, com vários países conduzindo inquéritos paralelos. A revelação deste mandado de prisão marca um avanço significativo nas investigações, embora muitas questões ainda permaneçam sem resposta.

Este desenvolvimento pode ter implicações diplomáticas, especialmente considerando o apoio contínuo da Alemanha à Ucrânia no conflito com a Rússia. As autoridades alemãs têm sido cautelosas em suas declarações, enfatizando a importância de um processo investigativo completo e imparcial.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)