Taipei, Taiwan, 26 de julho de 2024 (Agência de Notícias Taiwan News) – O tufão Gaemi passou por Taiwan na quinta-feira (25), deixando pelo menos três mortos e 380 feridos. As autoridades de defesa de Taiwan interromperam um grande exercício anual, que estava programado para terminar na sexta-feira (26), para liberar tropas para operações de resgate.
As autoridades taiwanesas informaram que o tufão atingiu a costa na Província de Yilan, no Pacífico, por volta da meia-noite de quarta-feira (24). Gaemi trouxe ventos fortes e chuvas intensas para Taiwan antes mesmo de tocar terra. Até as 14h de quinta-feira, três pessoas haviam sido confirmadas mortas e 380 outras ficaram feridas em várias regiões.
O tufão se deslocou para o Estreito de Taiwan cerca de quatro horas após o desembarque, mas as chuvas torrenciais continuaram, principalmente no sul de Taiwan. Em algumas áreas montanhosas, a precipitação ultrapassou 1.000 milímetros apenas na quinta-feira.
As chuvas causaram o transbordamento de rios e deslizamentos de terra. No Condado de Hualien, uma ponte ferroviária foi arrastada, deixando trilhos suspensos no ar. Gaemi agora se tornou uma tempestade tropical severa, mas ventos fortes e chuvas intensas ainda são esperados em algumas áreas de Taiwan na noite de quinta-feira.
Cerca de 12.000 pessoas foram evacuadas em várias regiões, conforme orientado pelas autoridades locais. Os esforços de resgate e assistência estão em andamento, com equipes de emergência trabalhando para restaurar a normalidade e fornecer apoio aos afetados.
As autoridades continuam monitorando a situação e pedem que a população siga as orientações de segurança. A prioridade é garantir a segurança dos residentes e minimizar os danos causados pelo tufão.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am