Washington, D.C., Estados Unidos, 21 de julho de 2024 – Agência de Notícias AFP – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, realizaram uma conversa telefônica para discutir a invasão russa na Ucrânia. A conversa ocorreu após a nomeação oficial de Trump como candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais de novembro.
Trump anunciou a conversa com Zelenskyy em uma postagem nas redes sociais na sexta-feira (19). Ele afirmou que, como próximo presidente dos Estados Unidos, “trará paz ao mundo e encerrará a guerra que custou tantas vidas e devastou inúmeras famílias inocentes”.
Zelenskyy também usou uma plataforma de mídia social para comentar a conversa, destacando o apoio bipartidário e bicameral dos Estados Unidos na proteção da liberdade e independência da Ucrânia. “Concordamos com o presidente Trump em discutir em uma reunião pessoal quais passos podem tornar a paz justa e verdadeiramente duradoura”, escreveu Zelenskyy.
Trump reiterou sua intenção de acabar com o conflito se eleito presidente dos EUA, mas não apresentou meios específicos para alcançar esse objetivo, o que gerou ceticismo na Ucrânia e entre as nações europeias.
O presidente ucraniano enfatizou a importância do apoio contínuo dos Estados Unidos e expressou esperança de que a colaboração entre os dois países possa levar a uma solução pacífica e duradoura para o conflito.
A conversa entre Trump e Zelenskyy ocorre em um momento crítico, com a guerra na Ucrânia entrando em seu segundo ano e causando grandes impactos humanitários e econômicos. A comunidade internacional continua a buscar maneiras de mediar a paz e fornecer apoio à Ucrânia em sua luta contra a agressão russa.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am