Tóquio, Japão, 31 de julho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Uma empresa de tecnologia espacial japonesa, Astroscale Japan, anunciou que seu satélite conseguiu tirar fotos de perto de detritos de foguetes em órbita ao redor da Terra. As imagens foram divulgadas nesta terça-feira (30).
As fotos mostram o segundo estágio de um foguete H2A, com o bocal claramente visível. A Astroscale, sediada em Tóquio, informou que seu satélite, lançado em fevereiro, se aproximou a cerca de 50 metros da seção do foguete nos dias 15 e 16 de julho.
O foguete H2A foi lançado pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) em 2009. Atualmente, o segundo estágio está orbitando a Terra a uma altitude de 600 quilômetros, mas não transmite dados de GPS.
A Astroscale explicou que o satélite se aproximou dos detritos do foguete usando dados de observação baseados em terra. A empresa planeja manobrar o satélite para ficar a poucos metros dos detritos. O objetivo é lançar um serviço para coletar lixo espacial, desenvolvendo um satélite especial para essa finalidade.
A JAXA estima que mais de 100 milhões de pedaços de lixo espacial com mais de 1 milímetro estão orbitando a Terra. Esses detritos podem causar danos sérios a satélites ativos e outros equipamentos espaciais.
O avanço da Astroscale Japan na captura de imagens de lixo espacial representa um passo significativo na mitigação dos riscos associados aos detritos orbitais, contribuindo para a segurança e sustentabilidade das operações espaciais futuras.
- EUA e Rússia não concordam com trégua de 30 dias na Ucrânia, mas avançam em proteção de energia e infraestrutura - 19 de março de 2025 4:36 am
- Príncipe Hisahito do Japão se forma no ensino médio - 19 de março de 2025 4:29 am
- Festival Shinto marca a chegada da primavera em Noto - 19 de março de 2025 4:16 am