27.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:24
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Putin confiante na vitória russa, alerta instituto dos EUA

Presidente russo rejeita cessar-fogo e aposta em avanços graduais.

Moscou, Rússia, 07 de julho de 2024 – Agência de Notícias TASS – O presidente russo Vladimir Putin demonstra crescente confiança na vitória de seu país na Ucrânia, rejeitando a possibilidade de um cessar-fogo, segundo análise do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), um think tank americano. A avaliação, divulgada na sexta-feira (5), destaca a postura assertiva de Putin em relação ao conflito.

Em declarações à mídia russa na quinta-feira (4), Putin afirmou que a Rússia não pode permitir que a Ucrânia aproveite um cessar-fogo para melhorar suas posições. No dia seguinte, o líder russo reiterou que uma condição para o cessar-fogo seria a retirada das forças de Kiev das quatro regiões ucranianas unilateralmente anexadas pela Rússia.

O ISW interpreta essas declarações como um sinal de que “Putin está cada vez mais confiante em sua avaliação de que a Rússia pode buscar a vitória continuando avanços graduais na Ucrânia, superando o apoio ocidental à Ucrânia e vencendo uma guerra de atrito contra as forças ucranianas”.

Diante desse cenário, o think tank enfatiza a urgência do Ocidente em fornecer à Ucrânia o apoio necessário para conduzir operações de contra-ofensiva. Essa ação rápida é considerada crucial para garantir um acordo de paz aceitável para a Ucrânia e seus parceiros.

Enquanto isso, as forças ucranianas mantêm-se determinadas a defender suas linhas e posições, além de buscar a retomada de territórios ocupados pela Rússia. Kiev tem intensificado seus apelos por assistência militar ocidental às vésperas de uma cúpula da OTAN, programada para começar nos Estados Unidos em 9 de julho.

A análise do ISW ressalta a complexidade do conflito e a importância do apoio internacional à Ucrânia. Com Putin aparentemente convicto de uma eventual vitória russa, a pressão sobre os aliados ocidentais da Ucrânia para intensificar seu apoio tende a aumentar nos próximos meses.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)