28 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  9:26
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Onda de calor extremo atinge Japão e deve continuar

Temperaturas próximas a 40°C em várias regiões do país.

Tóquio, Japão, 09 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Japão enfrentou nesta segunda-feira (8) temperaturas perigosamente altas, principalmente nas regiões oeste e leste do país, com o mercúrio se aproximando dos 40°C em algumas áreas. A Agência Meteorológica do Japão informou que um sistema de alta pressão prevaleceu sobre essas regiões, trazendo tempo ensolarado e elevando as temperaturas.

Na cidade de Shingu, prefeitura de Wakayama, no oeste do Japão, a temperatura máxima atingiu 39,6°C, enquanto em Fuchu, Tóquio, chegou a 39,2°C. Ambas são as temperaturas mais altas já registradas nesta época do ano desde que a agência começou a manter registros.

Outras cidades também registraram temperaturas extremas: Kuwana (Mie) com 38,9°C, Saitama com 38,6°C, Shizuoka com 37,4°C, Kyoto com 36,7°C, Oita com 36,6°C e o centro de Tóquio com 36°C.

As autoridades alertam que as temperaturas noturnas devem permanecer acima de 25°C até a manhã seguinte. Recomenda-se manter o ar-condicionado ligado durante a noite e ter água à mão para se manter hidratado.

Para terça-feira (9), a previsão é de continuidade do calor intenso, com temperaturas máximas de 37°C em Saitama e Owase (Mie), 36°C no centro de Tóquio e Shizuoka, e 35°C em Kagoshima.

Devido à combinação de calor e umidade, a Agência Meteorológica e o Ministério do Meio Ambiente emitiram alertas de insolação para 11 prefeituras, da região de Kanto até Okinawa.

As autoridades aconselham a população a evitar sair de casa, se possível, usar ar-condicionado adequadamente, beber água e ingerir sal com frequência. Famílias devem dar atenção especial a idosos e crianças, que são mais vulneráveis à insolação.

Esta onda de calor extremo ressalta a importância de medidas preventivas e a necessidade de atenção redobrada à saúde pública durante períodos de temperaturas elevadas no Japão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)