27.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:56
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Netanyahu exige condições para cessar-fogo em Gaza

Premier israelense insiste em retomada de operações após trégua.

Cairo, Egito, 08 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declarou neste domingo (7) que qualquer acordo de cessar-fogo em Gaza deve permitir que Israel retome as operações militares até que seus objetivos sejam alcançados. A declaração ocorre em meio à expectativa de retomada das negociações sobre o plano dos EUA para encerrar o conflito de nove meses.

Netanyahu insistiu que o acordo não deve impedir Israel de retomar os combates até que seus objetivos sejam atingidos, incluindo o desmantelamento das capacidades militares e de governo do grupo terrorista Hamas, bem como o retorno dos reféns.

O Hamas, por sua vez, abandonou a exigência de que Israel se comprometesse primeiro com um cessar-fogo permanente, mostrando-se disposto a negociar durante a primeira fase de seis semanas do plano.

As negociações devem ser retomadas em Doha na quarta-feira (10), com a participação do diretor da CIA, William Burns, e representantes de Qatar, Israel e Egito.

Enquanto isso, os combates continuam em Gaza. O exército israelense renovou ordens de evacuação em várias áreas de Gaza City, enquanto ataques aéreos e operações terrestres prosseguem.

Em Israel, manifestantes saíram às ruas exigindo que o governo concorde com o acordo de cessar-fogo para libertar os reféns ainda mantidos em Gaza.

O conflito, iniciado em 7 de outubro de 2023 pelo grupo terrorista, já resultou na morte de mais de 38.000 palestinos, segundo o Hamas, enquanto grande parte do enclave foi reduzida a escombros.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)