Tóquio, Japão, 27 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Espera-se que chuvas intensas atinjam novamente a região nordeste de Tohoku de sábado (27) à tarde até terça-feira (30).
Autoridades meteorológicas alertam que mesmo uma pequena quantidade de chuva pode aumentar os riscos de desastres em Yamagata e Akita, onde chuvas recordes ocorreram nos últimos dias. Eles estão alertando contra o transbordamento de rios, inundações e deslizamentos de terra.
A Agência Meteorológica afirma que as chuvas torrenciais nas duas prefeituras se devem à ativação de uma frente de chuva sazonal. A precipitação durante alguns dias atingiu 1,7 vezes a média para todo o mês de julho em alguns lugares, alcançando recordes históricos desde que a agência começou a manter estatísticas.
O Ministério da Terra informou que as margens dos rios haviam desmoronado em sete locais na prefeitura de Akita até as 14h de sexta-feira (26).
Os níveis dos rios permanecem altos na prefeitura de Yamagata. Alertas de deslizamentos de terra continuam em vigor para algumas áreas.
As chuvas na região de Tohoku diminuíram temporariamente, mas espera-se que se intensifiquem novamente a partir da tarde de sábado (27), à medida que o ar quente e úmido flui em direção à frente. Aguaceiros intermitentes são esperados especialmente em áreas ao longo da costa do Mar do Japão.
Nas 24 horas até sábado (27) à tarde, espera-se até 100 milímetros de chuva em partes de Tohoku. No período seguinte de 24 horas até domingo (28) à tarde, prevê-se até 200 milímetros de chuva no lado do Mar do Japão e 150 milímetros no lado do Pacífico.
As chuvas até agora já danificaram aterros e afrouxaram o solo em alguns lugares. Aconselha-se que as pessoas permaneçam em alerta.
Esta situação destaca a vulnerabilidade da região a desastres naturais e a importância da preparação contínua. As autoridades estão monitorando de perto a situação e instando os residentes a seguirem as orientações de segurança. A população local deve ficar atenta às atualizações meteorológicas e estar preparada para possíveis evacuações, se necessário.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am