Guangzhou, China, 25 de julho de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, trocou opiniões com seu homólogo chinês, Wang Yi, sobre como trazer paz ao seu país devastado pela guerra, enquanto a invasão russa continua. O encontro ocorreu na quarta-feira (24) na cidade de Guangzhou, no sul da China.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia informou que Kuleba disse a Wang estar “convencido de que uma paz justa na Ucrânia está nos interesses estratégicos da China”, pedindo que Pequim desempenhe um papel na realização de um plano de paz defendido por Kiev.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que Wang se referiu à proposta de resolução política para a crise na Ucrânia, feita em conjunto com o Brasil em maio, dizendo que ela ganhou amplo apoio na comunidade internacional. A parte chinesa disse que Kuleba expressou a intenção da Ucrânia de considerar seriamente o plano e mostrou disposição para realizar conversações com a Rússia.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Kuleba afirmou que a Ucrânia está pronta para negociar com a Rússia “em um certo estágio” se Moscou estiver disposta a dialogar “de boa fé”. No entanto, ele enfatizou que tal disposição não é observada atualmente por parte da Rússia.
A Ucrânia aparentemente espera obter o apoio da China para seu próprio plano de paz, numa tentativa de contrapor a Rússia, apesar de Pequim estar aprofundando seus laços com Moscou.
O encontro entre os ministros ocorre em um momento crítico, com a Ucrânia buscando apoio internacional para enfrentar a agressão russa e encontrar uma solução pacífica para o conflito. A disposição de ambos os lados em discutir propostas de paz pode sinalizar um passo importante em direção à resolução da crise.
- Nevasca atinge pico no Japão, mas autoridades pedem cautela - 25 de janeiro de 2026 10:00 pm
- Revived Echoes lança “What It Was” com nova identidade sonora - 25 de janeiro de 2026 9:50 pm
- Deslizamento em Java deixa mortos e mais de 80 desaparecidos - 25 de janeiro de 2026 9:02 pm
















