28 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  9:48
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Médicos japoneses alertam sobre riscos do forte calor

Associação recomenda evitar sair nas horas mais quentes.

Tóquio, Japão, 09 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Associação Japonesa de Medicina Aguda emitiu um alerta urgente nesta segunda-feira (8), recomendando que a população evite sair de casa durante as horas mais quentes do dia, a menos que seja absolutamente necessário. O aviso surge em meio a uma onda de calor opressivo que atinge grande parte do Japão, com temperaturas ultrapassando os 35 graus Celsius.

Durante uma coletiva de imprensa online, o diretor da associação, Shoji Yokobori, também médico da Escola Médica Nippon, enfatizou que as pessoas estão mais suscetíveis à insolação quando seus corpos ainda não se adaptaram ao calor intenso. Yokobori destacou a importância de atenção especial a grupos de risco, como idosos, crianças, pessoas com problemas de saúde preexistentes ou deficiências, e aqueles que não têm acesso a ar-condicionado.

A associação revisou sua classificação de gravidade da insolação, adicionando uma nova categoria: “mais severa”, indicando alto risco de morte. Pacientes com temperatura corporal central de 40 graus Celsius ou superior, inconscientes ou com consciência reduzida, se enquadram nesta categoria. Para esses casos, recomenda-se tratamento rápido e intensivo usando métodos de “resfriamento ativo”, como banhos de água fria.

Yokobori alertou que o calor do verão nos últimos anos tem atingido níveis considerados “desastrosos”, com o número de pacientes afetados pelo calor potencialmente superando o de vítimas de desastres naturais. A associação está considerando desenvolver um sistema específico para auxiliar pacientes com insolação.

Este alerta ressalta a crescente preocupação com os impactos das mudanças climáticas na saúde pública no Japão, destacando a necessidade de medidas preventivas e de conscientização da população sobre os riscos associados ao calor extremo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)