Paris, França, 17 de julho de 2024 – Agência de Notícias France-Presse – O presidente francês Emmanuel Macron aceitou a renúncia do primeiro-ministro Gabriel Attal após a derrota do partido governista nas eleições para a Assembleia Nacional. Attal, no entanto, permanecerá como chefe de um governo interino até que seu sucessor seja decidido.
Attal submeteu sua carta de renúncia em 8 de julho, um dia após o segundo turno das eleições para a Assembleia Nacional. O gabinete do presidente informou que Macron aceitou a renúncia na terça-feira (16) e que todo o gabinete ministerial deixará seus cargos.
O campo centrista de Macron perdeu um número significativo de assentos na eleição para a Assembleia Nacional. Uma aliança de esquerda tornou-se a maior força no parlamento, contrariando as previsões de que um partido de extrema-direita faria um avanço significativo.
No entanto, os membros da aliança de esquerda ainda não chegaram a um consenso sobre quem deve ser o próximo primeiro-ministro. Attal apareceu na televisão local na terça-feira (16) e disse que Macron lhe explicou que pode levar várias semanas para que um novo primeiro-ministro seja nomeado.
A situação política da França permanece instável às vésperas da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, programada para a próxima semana. Esta incerteza política adiciona uma camada extra de complexidade aos preparativos finais para o evento global, que já enfrenta desafios logísticos e de segurança.
- Família visita local de crime de japonesa na Tailândia - 14 de novembro de 2025 12:26 am
- Conselho econômico questiona meta fiscal no Japão - 14 de novembro de 2025 12:20 am
- Tóquio emite alerta de influenza em novembro após 16 anos - 14 de novembro de 2025 12:09 am

