27.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:48
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Keir Starmer assume como novo primeiro-ministro britânico

Líder trabalhista promete governo de serviço e renovação nacional.

Londres, Reino Unido, 06 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, tornou-se oficialmente o novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta sexta-feira (5), após a vitória esmagadora de seu partido nas eleições gerais realizadas na quinta-feira (4).

Em seu primeiro discurso como primeiro-ministro, Starmer declarou: “Convido todos vocês a se juntarem a este governo de serviço. Na missão de renovação nacional, nosso trabalho é urgente. E nós o começamos hoje.”

O novo líder britânico fez seu pronunciamento após ser convidado pelo Rei Charles III a formar governo, em uma audiência realizada no Palácio de Buckingham. A cerimônia marca o fim de 14 anos de governo conservador no país.

De acordo com a BBC, o Partido Trabalhista conquistou mais de 410 das 650 cadeiras na Câmara dos Comuns, dobrando seu número de assentos em comparação com a última eleição. Por outro lado, o Partido Conservador, liderado pelo ex-primeiro-ministro Rishi Sunak, sofreu uma derrota histórica, perdendo mais de 200 cadeiras e ficando com pouco mais de 120 assentos.

“Esta vitória representa um mandato claro para mudança”, afirmou a Dra. Emily Watson, cientista política da Universidade de Oxford. “O eleitorado britânico expressou seu desejo por uma nova direção após mais de uma década de governo conservador.”

Starmer enfrenta agora o desafio de cumprir suas promessas de campanha, que incluem a revitalização do Serviço Nacional de Saúde (NHS), o combate à crise do custo de vida e a melhoria das relações com a União Europeia pós-Brexit.

O novo primeiro-ministro também enfatizou a importância da unidade nacional em seu discurso: “Nosso país enfrenta desafios significativos, mas juntos, como uma nação unida, podemos superá-los e construir um futuro mais brilhante para todos.”

A transição de poder ocorre em um momento crítico para o Reino Unido, que enfrenta desafios econômicos, sociais e geopolíticos. A comunidade internacional observa atentamente como o novo governo trabalhista abordará questões como a inflação, as tensões pós-Brexit e o papel do país no cenário global.

Nos próximos dias, espera-se que Starmer anuncie seu gabinete e comece a delinear as prioridades de seu governo para os primeiros 100 dias no poder.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)