28 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:15
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão e Filipinas realizam diálogo ‘2+2’ sobre defesa

Encontro visa fortalecer cooperação bilateral frente à China.

Manila, Filipinas, 08 de julho de 2024 – Agência de Notícias das Philstar – Japão e Filipinas realizarão nesta segunda-feira (8) um encontro entre seus ministros de Relações Exteriores e Defesa na capital filipina. O diálogo, conhecido como formato “2+2”, busca fortalecer a cooperação bilateral em segurança, em meio à crescente assertividade marítima da China na região.

A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, e o ministro da Defesa, Minoru Kihara, se reunirão com o secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Enrique Manalo, e o secretário de Defesa Nacional, Gilberto Teodoro. Este será o primeiro encontro neste formato entre os dois países em dois anos.

A agenda do encontro incluirá discussões sobre a situação regional nos mares do Leste e do Sul da China, onde Pequim tem intensificado suas atividades marítimas. Outro tópico importante será a possibilidade de o Japão exportar mais equipamentos de defesa para as Filipinas. No ano passado, Manila instalou um sistema de radar de vigilância aérea fabricado no Japão em uma base da Força Aérea Filipina na ilha de Luzon.

A ministra Kamikawa planeja assinar um Acordo de Acesso Recíproco para facilitar o treinamento conjunto entre as Forças de Autodefesa do Japão e as forças armadas filipinas. Esta iniciativa reflete o desejo de Tóquio de aprofundar os laços de segurança com parceiros estratégicos na região do Indo-Pacífico.

O encontro ocorre em um momento de tensões crescentes no Mar do Sul da China, onde a China tem reivindicado soberania sobre vastas áreas, entrando em conflito com as reivindicações de vários países do Sudeste Asiático, incluindo as Filipinas. O Japão, por sua vez, enfrenta desafios similares com a China no Mar do Leste da China.

Analistas veem este diálogo como parte dos esforços do Japão para construir uma rede de parcerias de segurança na região, visando contrabalançar a influência chinesa e promover uma ordem marítima baseada em regras. Para as Filipinas, a cooperação com o Japão representa uma oportunidade de modernizar suas capacidades de defesa e fortalecer sua posição nas disputas marítimas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)