Phnom Penh, Camboja, 16 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O líder do Komeito, partido júnior da coalizão governante do Japão, Natsuo Yamaguchi, reuniu-se com o primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet, nesta segunda-feira (15) para discutir como os dois países podem colaborar na remoção de minas terrestres na Ucrânia e em todo o mundo.
Durante o encontro em Phnom Penh, Hun Manet expressou gratidão pelo apoio de longa data do Japão na remoção de minas terrestres no Camboja. Yamaguchi, por sua vez, enfatizou que os dois países podem trabalhar juntos devido à sua experiência direta sobre o valor da paz.
Ambos concordaram que o Japão e o Camboja podem usar sua expertise para apoiar trabalhos de desminagem em todo o mundo. Yamaguchi declarou posteriormente aos repórteres que o Japão pode ajudar o Camboja a utilizar suas habilidades e experiência nessa área.
O líder japonês também afirmou que continuará enfatizando a importância dessas iniciativas para a comunidade internacional. Esta cooperação entre Japão e Camboja representa um passo significativo nos esforços globais para lidar com o legado perigoso de conflitos passados e presentes, demonstrando como países com histórias diferentes podem unir forças para promover a segurança e a paz mundial.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am