11.7 C
Kóka
domingo, 28 setembro, 2025 12:26: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Índia cria fundo para impulsionar indústria espacial

Governo investe 119 milhões de dólares para expandir economia espacial.

spot_img

Nova Delhi, Índia, 26 de julho de 2024 (Agência de Notícias The Times of India) – O governo indiano anunciou a criação de um fundo de capital de risco no valor de 10 bilhões de rúpias, aproximadamente 119 milhões de dólares, para promover a tecnologia espacial e expandir a participação do país no crescente mercado espacial global.

A ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, fez o anúncio durante um discurso orçamentário na terça-feira (23). Ela enfatizou o objetivo de expandir a economia espacial do país em cinco vezes nos próximos 10 anos.

Recentemente, a Índia implementou novas políticas para estimular sua indústria espacial, que atualmente representa cerca de 2% da economia espacial global. O governo está permitindo a participação do setor privado na indústria espacial e, no início deste ano, concordou com o investimento estrangeiro direto integral na fabricação de sistemas de satélites, além de flexibilizar as regras para veículos de lançamento.

No ano passado, a Índia se tornou o primeiro país a pousar com sucesso uma sonda não tripulada perto do polo sul da Lua. Após o pouso do Chandrayaan-3, seu rover explorou um local desafiador em terreno irregular, e seus instrumentos a laser confirmaram a presença de enxofre. O país agora mira colocar astronautas na Lua até 2040.

O investimento na indústria espacial reflete a ambição da Índia de se tornar uma potência global nesse setor. Com o novo fundo, o governo espera atrair mais empresas privadas e startups para o desenvolvimento de tecnologias espaciais inovadoras, criando um ecossistema robusto e competitivo.

Especialistas do setor veem essa iniciativa como um passo significativo para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento na área espacial, além de gerar empregos qualificados e promover a inovação tecnológica no país.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img