Tóquio, Japão, 31 de julho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, afirmou que seu país pretende usar suas relações com a Rússia e a Ucrânia para ajudar a resolver o conflito entre as duas nações.
Jaishankar fez essa declaração durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira (29) após participar da reunião dos Ministros das Relações Exteriores do Quad em Tóquio. Ele destacou que o uso da força não resolve problemas entre países e que a solução não surgirá do campo de batalha.
O ministro indiano enfatizou que a Índia deve ser mais ativa na busca por uma solução para o conflito, já que poucos países estão dialogando com ambos, Rússia e Ucrânia. A Índia e a Rússia tradicionalmente mantêm relações amigáveis, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visitou Moscou no início deste mês para conversações com o presidente russo, Vladimir Putin.
Na semana passada, a mídia indiana informou que Modi está considerando visitar a Ucrânia em agosto, mas Jaishankar não confirmou a visita.
A Índia espera que seu papel de mediadora possa contribuir para uma resolução pacífica do conflito, aproveitando suas boas relações com as duas nações envolvidas.
- Aprovação do governo Ishiba é de 39%, diz pesquisa da NHK - 15 de janeiro de 2025 7:50 am
- Cleveland-Cliffs prepara oferta rival para comprar US Steel - 15 de janeiro de 2025 7:33 am
- Biden destaca importância da cooperação internacional - 15 de janeiro de 2025 7:30 am