Seul, Coreia do Sul, 17 de julho de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – Um alto diplomata norte-coreano estacionado em Cuba supostamente desertou para a Coreia do Sul em novembro passado. O jornal sul-coreano Chosun Ilbo publicou uma entrevista com Ri Il-gyu, ex-conselheiro da embaixada norte-coreana no país centro-americano, em sua edição de terça-feira (16).
Segundo o jornal, o diplomata decidiu desertar após um alto funcionário do ministério das relações exteriores exigir subornos dele, e Pyongyang não permitir que ele recebesse tratamento médico fora de Cuba. Ri também teria citado “desilusão com o regime norte-coreano e um futuro sombrio” como razões para sua decisão.
Cuba historicamente manteve laços amigáveis com a Coreia do Norte. No entanto, estabeleceu relações diplomáticas com a Coreia do Sul em fevereiro deste ano. O Chosun Ilbo também relatou que Ri tinha a tarefa de obstruir o estabelecimento de relações diplomáticas entre Seul e Havana.
Este é o primeiro caso conhecido de deserção para a Coreia do Sul por um diplomata norte-coreano desde 2019, quando dois embaixadores em exercício, um estacionado na Itália e outro no Kuwait, fugiram para a Coreia do Sul.
A deserção de Ri Il-gyu destaca as crescentes tensões internas no regime norte-coreano e pode fornecer informações valiosas sobre as operações diplomáticas do país. Além disso, o incidente pode ter implicações significativas para as relações entre as duas Coreias e para a dinâmica geopolítica na região.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am