Cabul, Afeganistão, 17 de julho de 2024 – Agência de Notícias Afghan News – Pelo menos 35 pessoas morreram e mais de 250 ficaram feridas após fortes chuvas atingirem a região leste do Afeganistão. As chuvas torrenciais castigaram alguns distritos da província de Nangarhar na tarde de segunda-feira (15). Autoridades do Talibã informam que as vítimas foram resultado do colapso de edifícios e árvores.
Segundo as autoridades, todos os feridos foram levados para hospitais próximos. As chuvas também danificaram 400 casas e plantações na região. O governo Talibã afirma ter direcionado todas as organizações relevantes para as áreas de emergência, instando-as a fornecer abrigo, alimentos e medicamentos aos afetados.
A Organização das Nações Unidas e outras organizações apontam o Afeganistão como um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas. Em maio, inundações massivas atingiram as províncias do norte do país, resultando em pelo menos 180 mortes e mais de 240 feridos.
Este desastre natural ressalta a urgente necessidade de medidas de prevenção e adaptação às mudanças climáticas no Afeganistão, um país já assolado por décadas de conflitos e instabilidade política. A resposta a esta crise também testará a capacidade do governo Talibã de lidar com emergências humanitárias em larga escala.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am