31 C
Kóka
quarta-feira, 2 julho, 2025 4:39: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Chinesa homenageada por salvar família japonesa

Hu Youping sacrificou a vida em ataque a faca em Suzhou.

Suzhou, Província de Jiangsu, China, 03 de julho de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – A cidade chinesa de Suzhou, próxima a Xangai, homenageou Hu Youping na terça-feira (2) com um certificado de “modelo justo e corajoso” após ela ter falecido salvando uma mãe japonesa e seu filho durante um ataque a faca na semana passada, segundo a mídia local.

Altos funcionários da cidade de Jiangsu, lar de muitos cidadãos japoneses e instalações de produção, elogiaram seu heroísmo em uma cerimônia memorial. Hu, que trabalhava como atendente em um ônibus escolar japonês, foi esfaqueada várias vezes ao tentar conter o agressor, que também feriu os dois japoneses.

De acordo com um site de notícias online administrado pela Phoenix TV de Hong Kong, Hu, uma residente de Suzhou de 54 anos, era conhecida como uma pessoa muito gentil e atenciosa, dedicada à sua família. Originária da cidade de Huaian, em Jiangsu, ela se mudou para Suzhou aos 20 anos e trabalhou em uma fábrica têxtil. Mais tarde, casou-se e teve um filho.

Em 2020, Hu abriu uma loja de cosméticos, mas enfrentou dificuldades devido à pandemia de COVID-19 e acabou fechando. Finalmente, conseguiu um emprego como atendente de ônibus escolar japonês.

Mães japonesas que vivem ao longo da rota do ônibus trouxeram flores para o ponto onde ocorreu o esfaqueamento, em luto por Hu. A escola japonesa também organizou uma cerimônia memorial, segundo o relatório. “Nosso diretor chorou incontrolavelmente, e todas as mães japonesas presentes também choraram”, disse um dos pais.

Enquanto muitos elogiaram as ações de Hu, alguns postaram comentários de assédio nas redes sociais, rotulando-a como “traidora” por tentar salvar os japoneses e elogiando o agressor por seu patriotismo, de acordo com o Global Times, um tabloide afiliado ao Partido Comunista.

Várias plataformas de internet, incluindo os operadores do Weibo, equivalente chinês do X, e Douyin, versão chinesa do TikTok, começaram a regular “comentários extremamente ressentidos que incitam o nacionalismo e espalham ódio contra o Japão”, segundo o relatório. As medidas tomadas pelas plataformas, incluindo a remoção de postagens abusivas e o fechamento de contas, acredita-se refletirem a vontade das autoridades chinesas.

Este incidente destaca a complexidade das relações sino-japonesas e o delicado equilíbrio entre o sentimento nacionalista e a cooperação internacional na China contemporânea.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img