Yamagata, Japão, 26 de julho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A Agência Meteorológica do Japão reduziu o alerta de emergência para chuvas em Yamagata do nível máximo para um aviso na madrugada desta sexta-feira (26). No entanto, as autoridades enfatizam que o perigo ainda não passou.
Condições atmosféricas extremamente instáveis na região de Tohoku desencadearam chuvas recordes. Quase 400 milímetros de precipitação foram registrados na prefeitura em um período de 24 horas até o início desta sexta-feira.
Nas prefeituras de Yamagata e Akita, os rios Nikko, Koyoshi e Mogami transbordaram, causando inundações em diversas áreas. Os meteorologistas continuam alertando a população para que exerça máxima cautela contra inundações e deslizamentos de terra.
As pessoas nas áreas cobertas pelo aviso são orientadas a verificar seus arredores e se deslocar para centros de evacuação ou edifícios resistentes. Para aqueles que considerarem perigoso deixar suas casas, recomenda-se que se movam para andares superiores e permaneçam em cômodos voltados para o lado oposto às encostas das montanhas.
Apesar da redução do nível de alerta, as autoridades enfatizam que a situação ainda requer atenção constante. A Agência Meteorológica continua monitorando de perto as condições climáticas e os níveis dos rios, preparada para emitir novos alertas caso necessário.
As equipes de resgate e emergência permanecem mobilizadas para atender possíveis ocorrências. A população local é instada a seguir todas as orientações de segurança e manter-se informada através dos canais oficiais de comunicação.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am