Burgenstock, Suíça, 16 de junho de 2024 (Agência de Notícias EFE) – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy destacou a importância da participação de diversos países em uma conferência internacional destinada a discutir a paz em seu país.
A cúpula, que visa debater um plano de paz proposto pela Ucrânia, teve início neste sábado (15) na cidade suíça de Burgenstock. Estão presentes delegados de cerca de 100 países e organizações internacionais.
Entre os líderes nacionais que participam do fórum estão o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o presidente da França, Emmanuel Macron.
Zelenskyy afirmou: “Conseguimos evitar uma das piores coisas, a saber, a divisão do mundo em blocos opostos.” Os participantes incluem nações do que é coletivamente conhecido como o Sul Global e que têm laços com Moscou, embora a Rússia não esteja participando.
O presidente Zelenskyy disse que a Ucrânia cooperará com os países presentes na cúpula para compilar um plano de ação que será comunicado aos representantes russos. Ele expressou sua esperança de “fixar o verdadeiro fim da guerra” na segunda cúpula pela paz.
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, mencionou a proposta apresentada na sexta-feira (14) pelo presidente russo Vladimir Putin, incluindo suas condições para iniciar negociações de paz. Harris disse: “Ele não está chamando para negociações, ele está chamando para a rendição.”
Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, afirmou que negociações sérias exigirão “compromissos difíceis” e que a participação da Rússia em um processo credível é necessária para alcançar a paz.
- Japão relembra 31 anos do Grande Terremoto Hanshin-Awaji - 17 de janeiro de 2026 8:00 am
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
















