Taipei, Taiwan, 3 de junho de 2024 (NHK) – O diretor executivo da maior fabricante mundial de semicondutores por contrato, C. C. Wei, anunciou que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company – TSMC) está considerando a construção de uma terceira fábrica de chips no Japão.
Wei fez o anúncio durante uma entrevista coletiva após a reunião de acionistas da TSMC na terça-feira (4). Mais tarde, no mesmo dia, ele foi nomeado presidente do conselho da empresa em uma reunião da diretoria.
Wei explicou que autoridades locais japonesas solicitaram à TSMC a construção de uma terceira planta, destacando que essa expansão também exigirá o consentimento dos moradores locais.
Atualmente, a prioridade da TSMC é garantir o funcionamento eficiente de suas duas primeiras fábricas na província de Kumamoto, no sudoeste do Japão. Isso inclui assegurar um fornecimento adequado de água e proporcionar benefícios à comunidade local.
A TSMC inaugurou sua primeira fábrica no Japão em fevereiro deste ano e já anunciou planos para a construção de uma segunda instalação. O governo japonês ofereceu até 1,2 trilhões de ienes, ou 7,7 bilhões de dólares, em subsídios para a fabricante de chips.
Wei enfatizou que a expansão planejada visa atender à crescente demanda por semicondutores, essencial para a indústria tecnológica global, e fortalecer a colaboração entre Taiwan e Japão no setor de alta tecnologia.
Com o foco no desenvolvimento contínuo e sustentável, a TSMC busca não apenas expandir sua capacidade de produção, mas também contribuir positivamente para as regiões onde opera, reforçando seu compromisso com a inovação e responsabilidade social.
- Coreia do Norte prioriza drones e IA para modernização militar - 28 de março de 2025 8:00 am
- EUA defendem uso de app em operação contra Houthis - 28 de março de 2025 7:52 am
- Acidentes com alunos aumentam no início do ano letivo no Japão - 28 de março de 2025 7:48 am