16 C
Kóka
terça-feira, 29 abril, 2025 5:35: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tailândia retoma envio de trabalhadores agrícolas a Israel

Cerca de 100 tailandeses partem para Israel, marcando o reinício do programa interrompido pelo conflito Israel-Hamas.

Bangkok, Tailândia, 26 de junho de 2024 (Agência de Notícias da Tailândia) – O governo tailandês anunciou hoje o reinício do envio de trabalhadores agrícolas para Israel, pela primeira vez desde o início do conflito Israel-Hamas em outubro passado.

Antes do conflito, os tailandeses formavam um dos maiores grupos de trabalhadores migrantes em Israel. Cerca de 100 trabalhadores embarcaram nesta terça-feira (25) em um aeroporto internacional próximo a Bangkok, com outros grupos programados para partir na quarta-feira (26) e no início de julho.

Aproximadamente 30.000 tailandeses trabalhavam em Israel antes do conflito. O governo tailandês confirmou que pelo menos 39 de seus cidadãos morreram e seis permanecem em cativeiro como resultado do ataque surpresa do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023. Desde então, cerca de 9.000 trabalhadores tailandeses foram repatriados.

A retomada do programa ocorre em um momento em que muitos trabalhadores tailandeses, especialmente das regiões rurais do norte e nordeste do país, buscam oportunidades de emprego em Israel. Funcionários do Ministério do Trabalho tailandês afirmam que o país pretende ter mais de 10.000 cidadãos trabalhando em Israel até o final do ano, com contratos de 5 anos em fazendas.

Um dos trabalhadores que partiu hoje declarou: “Estou meio assustado, meio corajoso, mas quero ganhar uma renda melhor e construir um futuro melhor”. Outro trabalhador comentou sobre sua situação financeira: “Tenho muitas dívidas, então preciso ir para Israel para ganhar dinheiro, porque o valor que posso ganhar lá é maior do que na Tailândia. Sentirei falta da minha família, mas é necessário que eu vá”.

Com a retomada do programa, o Ministério do Trabalho tailandês está enfatizando a importância da segurança dos trabalhadores. Autoridades afirmam que os cidadãos tailandeses trabalharão apenas em áreas consideradas seguras.

Esta iniciativa reflete a complexa relação entre oportunidades econômicas e riscos de segurança enfrentados por trabalhadores migrantes em regiões de conflito, destacando a importância de medidas de proteção e apoio aos cidadãos que buscam melhores condições de vida no exterior.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img