Pequim, China, 5 de junho de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – A mídia estatal chinesa relatou que a sonda lunar não tripulada do país decolou do lado oculto da Lua após coletar amostras de rochas e solo. Caso seja bem-sucedida, esta será a primeira missão na história da humanidade a trazer amostras da face oculta da Lua para a Terra.
A China Central Television (CCTV) informou que a sonda Chang’e-6 partiu da superfície lunar e entrou em órbita lunar na manhã desta terça-feira (4).
A Chang’e-6 foi lançada no início do mês passado e pousou no lado oculto da Lua na manhã do dia 2. De acordo com a CCTV, a sonda coletou amostras de solo e rochas de várias localidades na superfície e abaixo dela durante dois dias, enquanto mantinha comunicação com a Terra através de um satélite de retransmissão.
Imagens da Lua mostraram a sonda utilizando uma broca e outros equipamentos para coletar as amostras.
Cientistas afirmam que pode haver gelo em áreas próximas ao polo sul lunar, onde a sonda pousou, que poderia ser transformado em água potável e combustível.
Se a missão for bem-sucedida, a China se tornará o primeiro país a trazer de volta amostras do lado oculto da Lua. Aparentemente, a China espera aumentar sua presença na exploração e desenvolvimento lunar através desta missão.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am