Pequim, China, 3 de junho de 2024 – Agência de Notícias NHK. A mídia estatal chinesa informou que a sonda lunar não tripulada do país pousou no lado oculto da Lua na manhã de domingo (2).
A Televisão Central da China relatou que a Chang’e-6, lançada no início do mês passado, iniciou o pouso logo após as 6h, horário de Pequim, e alunizou com sucesso cerca de 15 minutos depois.
As autoridades espaciais chinesas divulgaram imagens, supostamente, capturadas pela Chang’e-6 durante o pouso.
A área de pouso está próxima ao polo sul lunar. Cientistas sugerem que pode haver gelo no lado oculto da Lua, que poderia ser transformado em água potável e combustível.
A Chang’e-6 está mantendo comunicação com a Terra por meio de um satélite de retransmissão. Autoridades chinesas informaram que a sonda tem como objetivo coletar amostras de solo e rochas por cerca de dois dias a partir de domingo (2). Estas seriam as primeiras amostras trazidas de volta à Terra do lado oculto da Lua.
A missão visa abrir caminho para o estabelecimento de uma base lunar onde astronautas possam permanecer.
Os Estados Unidos e a Índia também estão explorando áreas próximas ao polo sul lunar.
Observadores afirmam que a China, aparentemente, espera fortalecer sua presença na exploração e desenvolvimento lunar por meio da missão de retorno de amostras.
- Japão registra 17 casos de abuso de fentanil em 25 anos - 26 de julho de 2025 5:19 am
- Suprema Corte das Filipinas anula impeachment de Sara Duterte - 26 de julho de 2025 4:28 am
- Governadora de Tokyo propõe realocar algumas funções da ONU para a capital japonesa - 26 de julho de 2025 3:45 am