Moscou, Rússia, 30 de junho de 2024 – Agência de Notícias TASS – O governo russo apresentou um protesto formal ao Japão contra os exercícios militares conjuntos planejados entre as Forças de Autodefesa Aérea japonesas e os militares da Alemanha e Espanha. Os treinamentos, programados para ocorrer em julho em Hokkaido, região vizinha ao Extremo Oriente russo, foram considerados uma ameaça à segurança nacional da Rússia.
Segundo informações divulgadas na sexta-feira (28) pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o protesto foi entregue à Embaixada do Japão em Moscou. As autoridades russas declararam que tais exercícios “não podem ser tolerados” devido à proximidade com o território russo.
O Ministério da Defesa do Japão anunciou no início do mês uma série de exercícios envolvendo mais de 30 aeronaves da França, Alemanha e Espanha, todos membros da OTAN, entre os dias 19 e 25 de julho. Enquanto os três países europeus participarão de treinamentos na região de Kanto, apenas Alemanha e Espanha se juntarão às Forças de Autodefesa em Hokkaido.
O ministério russo acusou a administração do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida de aumentar as tensões no nordeste asiático e na região Ásia-Pacífico, alertando para possíveis contramedidas. Esta reação de Moscou reflete a crescente preocupação com o fortalecimento dos laços militares entre o Japão e os países ocidentais, em um contexto de tensões geopolíticas na região.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















