25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  6:38
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Programa O Sul em Cima traz violinista Clarissa Ferreira e duo Carol Andrade e Alex Maia

Edição explora novas perspectivas sobre cultura gaúcha e releituras de Luiz Gonzaga.

Koka, Shiga, Japão, 3 de junho de 2024 (Rádio Shiga) – O programa O Sul em Cima será transmitido pela Rádio Shiga Japan na próxima quinta-feira (6) às 20h00 no horário de Tóquio e 8h00 no horário de Brasília, apresentado por Marcio Celli.

Clarissa Ferreira e seu álbum ‘LaVaca’
A atração receberá a violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora gaúcha Clarissa Ferreira. Doutora em etnomusicologia, ela lançou recentemente seu primeiro álbum autoral, “LaVaca”, que questiona estruturas patriarcais e a exploração ambiental através da cultura gaúcha.

O trabalho conta com participações de artistas como Vitor Ramil, Ana Prada, Rhaissa Bittar, Nina Wirtti e Loma Pereira. Clarissa traz novas perspectivas sobre a identidade e cultura rio-grandenses, estimulando um olhar crítico sobre causas sociais e o bioma Pampa.

Carol Andrade e Alex Maia releem Luiz Gonzaga
Também estará no programa o duo Carol Andrade e Alex Maia, que acaba de lançar “Grande Sertão: Gonzaga”, um álbum com releituras surpreendentes de dez canções de Luiz Gonzaga.

Inspirados pela multiplicidade de temas do “rei do baião”, os artistas paulistanos ressaltaram a dramaticidade das letras e a beleza melódica, mantendo a conexão com a sanfona dos arranjos originais.

O projeto busca conectar diferentes dimensões – passado e presente, ancestralidade e novidade – por meio da obra de Gonzaga e da prosa de Guimarães Rosa.