Tóquio, Japão, 12 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, viajará em breve para a cúpula de líderes do Grupo dos Sete (G7) na Itália.
Kishida partirá do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, na tarde de quarta-feira (12). A cúpula será aberta na quinta-feira (13) em Puglia, no sul da Itália.
Os líderes do G7 devem discutir questões regionais, incluindo Ucrânia, Oriente Médio e Indo-Pacífico. Segurança econômica, inteligência artificial, mudanças climáticas e outros tópicos também devem estar na agenda.
Kishida espera liderar os debates e transmitir as ações e posições do Japão, dando continuidade aos avanços da cúpula do G7 em Hiroshima no ano passado.
Em relação à Ucrânia, Kishida explicará a posição japonesa sobre o tratamento dos ativos russos congelados por sanções ocidentais e formas de prestar assistência a Kiev.
Quanto à segurança econômica, Kishida pretende expressar sua preocupação com a superprodução na China e ressaltar a importância de uma ordem econômica livre, justa e baseada em regras.
Kishida tem programado visitar a Suíça no sábado (15) para participar de uma conferência internacional que visa concretizar um plano de paz defendido pela Ucrânia.
A cúpula ocorre em meio a crises globais como a guerra na Ucrânia, tensões no Oriente Médio e disputas no Indo-Pacífico, com expectativas de que os líderes do G7 busquem soluções coordenadas.
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
- Ataque a petroleiros russos no Mar Negro - 1 de dezembro de 2025 4:10 am
















