Islamabad, Paquistão, 12 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O primeiro-ministro paquistanês Shehbaz Sharif parabenizou online Narendra Modi por tomar posse como primeiro-ministro da Índia pela terceira vez.
A mensagem parece ser uma tentativa de melhorar os laços entre os amargos rivais, que estiveram em desacordo durante os dois mandatos anteriores de Modi.
Na primeira reação de Islamabad aos resultados das eleições indianas, Sharif ofereceu congratulações em uma postagem no ‘X’. Modi respondeu brevemente, também no ‘X’, com gratidão.
O ex-primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif, que governou por três mandatos, também postou uma mensagem detalhada no ‘X’ parabenizando Modi.
Nawaz, que é irmão mais velho de Shehbaz e líder do partido governista, sugeriu que o ódio deve ser substituído pela esperança a fim de aproveitar a oportunidade de moldar o destino dos dois bilhões de pessoas do Sul da Ásia.
O mais recente movimento ocorre em um momento em que o Paquistão sofre com grave turbulência econômica e política.
Os laços diplomáticos entre as duas nações estão congelados desde que a Índia encerrou o status especial de Caxemira, administrada pela Índia, em 2019.
De acordo com a mídia local, líderes de Bangladesh, Sri Lanka e Maldivas foram convidados para a cerimônia de posse de Modi em Nova Délhi no domingo (11), mas os do Paquistão não.
As duas nações vizinhas do Sul da Ásia têm uma longa história de guerras e conflitos, e a atenção está em saber se o novo governo indiano será capaz de melhorar as relações diplomáticas.
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am
- Johnson critica plano de paz de Trump: Ucrânia “não ganha nada” - 18 de agosto de 2025 1:10 am