Estocolmo, Suécia, 2 de junho de 2024 (Agência Notícias Europa) – Países europeus estão intensificando sua assistência militar à Ucrânia, à medida que as forças russas intensificam sua ofensiva nas regiões orientais do país.
A Suécia disse na quarta-feira (29) que fornecerá assistência adicional de 1,16 bilhão de euros, ou cerca de 1,26 bilhão de dólares, para reforçar a capacidade de defesa aérea da Ucrânia.
Pacote sueco inclui aviões de vigilância
O maior pacote de ajuda militar já enviado pela Suécia inclui aeronaves de vigilância e controle capazes de identificar alvos distantes no ar ou no mar.
O jornal britânico The Guardian relata que esta será a “primeira vez que a Ucrânia terá essa capacidade desde a queda da União Soviética”.
Aponta que as aeronaves podem enviar informações para os caças F-16 que a Ucrânia receberá de aliados.
Alemanha anuncia novo pacote de 540 milhões de dólares
A mídia ucraniana também destaca a importância da ajuda, dizendo que o país teve que monitorar o espaço aéreo com sistemas de radar terrestres até agora.
O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, anunciou na quinta-feira (30) um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de cerca de 540 milhões de dólares.
Inclui mísseis para defesa aérea, drones para missões de reconhecimento sobre o Mar Negro e peças sobressalentes para sistemas de artilharia já fornecidos.
A intensificação da assistência militar ocorre em meio a relatos de uma iminente contraofensiva ucraniana para tentar recuperar territórios ocupados pela Rússia.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am