27.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:44
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Número de refugiados Rohingya aumenta na Indonésia enquanto é celebrado o Dia Mundial do Refugiado

ONU pede mais apoio internacional para os refugiados Rohingya.

Jacarta, Indonésia, 20 de junho de 2024 (Agência de Notícias Antara) – A Indonésia tem registrado um aumento no número de refugiados Rohingya que chegam às suas costas nos últimos meses, coincidindo com a celebração do Dia Mundial do Refugiado das Nações Unidas nesta quinta-feira (20).

A ONU está pedindo à comunidade internacional que forneça mais apoio aos muçulmanos Rohingya, um grupo étnico minoritário que sofre perseguição em Myanmar, país de maioria budista.

Muitos Rohingya residem em campos de refugiados no vizinho Bangladesh. A situação nesses campos está se tornando cada vez mais insegura, mas os Rohingya não podem retornar a Myanmar, onde o exército e grupos étnicos armados estão em conflito.

Nesse contexto, os refugiados Rohingya têm embarcado em barcos de contrabandistas para fugir para a Indonésia.

A agência de refugiados da ONU informou que 2.026 refugiados chegaram à Indonésia de barco durante um período de seis meses que terminou em maio.

Cerca de 250 refugiados Rohingya estão hospedados em um campo de refugiados na província ocidental de Aceh, na Indonésia.

Um homem de 24 anos comentou que só quer viver em um lugar pacífico com sua família.

Ann Maymann, representante do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na Indonésia, disse à NHK que há um conflito contínuo no país, que está se expandindo e atingindo cada vez mais áreas. Maymann afirmou que a situação humanitária nos campos de refugiados em Bangladesh também está se deteriorando.

Ela destacou que o ACNUR está sempre em busca de apoio, pois suas necessidades são grandes.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)