Tóquio, Japão, 22 de junho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Nissan Motor anunciou uma redução significativa em sua capacidade de produção na China, em meio à queda nas vendas no país, onde os veículos elétricos estão se expandindo rapidamente. A montadora japonesa informou que interrompeu a produção de SUVs movidos a gasolina em sua fábrica em Changzhou, na província de Jiangsu.
A planta, operada em conjunto com um parceiro local, tinha capacidade de produzir 130.000 veículos anualmente, representando quase 10% da produção total da Nissan na China. Esta decisão reflete a necessidade de adaptação das montadoras japonesas ao mercado chinês em rápida transformação.
Outras empresas japonesas também estão revendo suas estratégias na China. A Mitsubishi Motors decidiu se retirar do país no ano passado, enquanto a Honda Motor está reduzindo sua força de trabalho de produção em tempo integral em uma joint venture através de aposentadorias voluntárias.
Esta movimentação da Nissan destaca os desafios enfrentados pelas montadoras tradicionais no mercado chinês, onde a rápida adoção de veículos elétricos está mudando drasticamente o cenário automotivo. A decisão de encerrar a produção de SUVs a gasolina em Changzhou indica uma possível reorientação da estratégia da empresa para se alinhar melhor com as tendências do mercado chinês, que está cada vez mais focado em tecnologias de energia limpa.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am