Jerusalém, Israel, 17 de junho de 2024 (Agência de Notícias Times of Israel) – O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, dissolveu o gabinete de guerra encarregado de orientar as operações militares de Israel na Faixa de Gaza, segundo reportagens da mídia israelense.
As mídias israelenses informaram que Netanyahu tomou a decisão em uma reunião no domingo (16). O gabinete de guerra foi lançado em outubro passado com o apoio de partidos de oposição.
Porém, no início deste mês, o ex-ministro da Defesa Benny Gantz renunciou ao cargo, citando a falta de um plano pós-guerra de Netanyahu para a Faixa de Gaza.
Aparentemente, a coalizão governista de Netanyahu será mantida. Reportagens sugerem que questões sensíveis sobre o conflito em Gaza serão abordadas em fóruns menores envolvendo Netanyahu, o ministro da Defesa Yoav Gallant e outros altos funcionários.
Especialistas dizem que o movimento de Netanyahu dará aos ministros de extrema-direita em seu governo maior influência, já que eles se opõem a negociações com o Hamas visando um cessar-fogo e um acordo de libertação de reféns.
A dissolução ocorre em meio a crescentes tensões entre Israel e grupos militantes palestinos em Gaza, com ambos os lados trocando ataques nos últimos meses.
- Chuva intensa e forte calor atingem o oeste do Japão - 16 de junho de 2025 1:41 pm
- Dri Vallejo relembra carreira no Sons do Brasil 529 - 16 de junho de 2025 9:42 am
- Semana do Brasil na Expo 2025 Osaka com música brasileira, cultura, diversidade e sustentabilidade - 16 de junho de 2025 8:24 am