Tóquio, Japão, 15 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – A Agência de Pesca do Japão anunciou que seu navio de pesquisa pesqueira conseguiu filmar a desova de atum azul em um ambiente natural. Segundo a agência, é raro registrar a desova natural do atum azul, e as autoridades esperam que esse registro visual contribua para estudos que esclareçam a ecologia da espécie e protejam seus estoques.
O vídeo foi filmado pelo navio Kaiyo-Maru, que estava realizando uma pesquisa sobre os estoques de atum azul nas águas ao redor das Ilhas Nansei, no sudoeste do Japão.
Autoridades da agência informaram que membros da tripulação do navio encontraram um grupo de grandes peixes exibindo comportamento de desova logo após as 18h do dia 4 de junho (terça-feira) e registraram a atividade.
Os especialistas que analisaram as imagens confirmaram que os peixes eram atuns azuis, baseando-se em fatores como a cor do corpo e a forma das nadadeiras.
O vídeo, capturado a partir da embarcação, mostra uma fêmea de atum azul nadando em arco próximo à superfície do mar, seguida por vários machos em fila.
As autoridades também coletaram ovos fertilizados, com aproximadamente um milímetro de diâmetro, das águas próximas e planejam realizar uma análise genética.
Sabe-se que o atum azul geralmente desova após o pôr do sol, mas as autoridades informaram que o vídeo foi filmado enquanto ainda estava claro.
O registro desta atividade rara é um passo importante para a compreensão da ecologia do atum azul e para os esforços de conservação da espécie, cuja população tem enfrentado declínios significativos devido à pesca excessiva.
- Carro invade festival nas ruas de Vancouver e mata 9 pessoas - 28 de abril de 2025 6:43 am
- Partido oposicionista da Coreia do Sul escolhe Lee como candidato - 28 de abril de 2025 5:44 am
- Premiê japonês Ishiba inicia visita ao Vietnã e Filipinas - 28 de abril de 2025 2:41 am