Singapura, Singapura, 3 de junho de 2024 – Agência de Notícias NHK. O Ministro da Defesa da China, Dong Jun, emitiu um grave alerta de que qualquer tentativa de separar Taiwan da China resultará em autodestruição, em uma clara referência aos Estados Unidos.
Dong fez essas declarações durante seu discurso na Cúpula de Segurança da Ásia, também conhecida como Diálogo de Shangri-La, realizada no domingo (2) em Singapura.
A conferência ocorreu em um momento em que a China intensifica a pressão militar sobre Taiwan em meio ao crescente envolvimento dos EUA.
Dong afirmou que o mundo está, atualmente, em uma encruzilhada. Referindo-se às relações de seu país com os EUA, ele sugeriu que é importante encontrar maneiras de construir boas relações.
O exército chinês conduziu exercícios militares ao redor de Taiwan após a posse do Presidente Lai Chin-te, do Partido Progressista Democrático, no mês passado.
Dong destacou que Taiwan é o núcleo dos assuntos centrais para a China e que o problema atual é que as autoridades do DPP estão, gradualmente, buscando a independência de Taiwan.
O ministro da Defesa afirmou que Taiwan está inteiramente dentro dos assuntos internos da China e que forças externas não têm o direito de interferir.
Dong reforçou a posição de seu país ao participar da conferência pela primeira vez.
Alguns participantes criticaram a postura da China de realizar exercícios militares ao redor de Taiwan.
No dia anterior, durante a conferência, o Ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, ressaltou a importância da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan em seu discurso, aparentemente se referindo às crescentes atividades marítimas da China no Mar da China Oriental e Meridional.
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
















