Tóquio, Japão, 8 de junho de 2024 (NHK) – As Forças de Autodefesa do Japão se juntaram pela primeira vez aos exercícios militares bienais dos Estados Unidos conhecidos como Valiant Shield 24, que tiveram início na sexta-feira (7) no Indo-Pacífico.
Os exercícios em larga escala estão ocorrendo em uma área expandida que se estende das águas próximas a Guam até o Japão.
Veículos de imprensa, incluindo a NHK, embarcaram em uma aeronave de carga para observar um exercício envolvendo o porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan ao largo da costa sul do Japão.
O comandante americano Gregory Newkirk afirma que a participação do Japão mostra que os dois lados “estão se unindo com mais frequência para treinar em um nível muito alto”.
A Força Espacial dos EUA também está participando dos exercícios, aparentemente para contra-atacar a crescente influência da China fora da atmosfera terrestre.
Os exercícios Valiant Shield são realizados a cada dois anos e normalmente ocorrem nas proximidades de Guam, Ilhas Marianas do Norte e Palau, mas desta vez foram expandidos para incluir áreas próximas ao Japão.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm

