Singapura, 2 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, e seu homólogo sul-coreano, Shin Won-sik, concordaram em retomar o intercâmbio entre oficiais de defesa de alto nível após uma suspensão de seis anos. As trocas foram interrompidas após um incidente de radar em 2018.
Kihara e Shin se encontraram no sábado (1) à margem do fórum de segurança Shangri-La, em Singapura.
Kihara expressou o desejo de discutir a cooperação futura em defesa, agora que os laços bilaterais estão melhorando graças à liderança de ambos os países.
Os ministros confirmaram o conteúdo das medidas de segurança elaboradas pelas Forças de Autodefesa do Japão e pela Marinha sul-coreana para prevenir a recorrência do incidente de radar.
No incidente de 2018, o Japão afirmou que um destróier da Marinha sul-coreana direcionou radar de controle de fogo para uma aeronave de patrulha das Forças de Autodefesa sobre o Mar do Japão. A Coreia do Sul nega a acusação.
Os ministros no sábado (1) não discutiram detalhes do caso. As medidas não mencionam o incidente, mas especificam que, caso um lado considere que as ações do outro representem um risco e tente estabelecer contato, a outra parte deve responder.
Kihara disse aos repórteres que ambos os lados mantêm suas posições em relação ao incidente, mas uma recorrência poderia causar danos irreparáveis.
Ele afirmou que a retomada dos intercâmbios ajudará a aprofundar os laços bilaterais e as relações dos dois países com os Estados Unidos, além de promover a resolução de desafios de segurança.
Falando aos repórteres após as conversações, Shin não detalhou as medidas preventivas, mas afirmou que elas garantirão a segurança dos navios da Marinha sul-coreana.
Ele expressou esperança de aprofundar a cooperação em segurança com o Japão e a cooperação trilateral com os EUA, afirmando que isso ajudará a restaurar a confiança mútua entre a Coreia do Sul e o Japão e a deter ameaças da Coreia do Norte.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am