Tóquio, Japão, 3 de junho de 2024 – Agência de Notícias NHK. O Ministério das Relações Exteriores do Japão está prestes a criar uma nova seção destinada a promover uma assistência mais proativa e estratégica a países em desenvolvimento.
Por meio do programa chamado Assistência Oficial ao Desenvolvimento (Official Development Assistance – ODA), o Japão tem oferecido ajuda para infraestrutura social e outros propósitos, conforme solicitado pelos países beneficiários. No entanto, o orçamento para a ODA neste ano fiscal é cerca de metade do nível máximo alcançado na década de 1990.
Agora, o Ministério das Relações Exteriores está focando em uma assistência mais estratégica, fazendo propostas que possam servir aos interesses nacionais do Japão. Um exemplo de projeto nesse formato é a mineração de níquel em Madagascar, que poderia fortalecer uma parte da cadeia de suprimentos desse importante mineral.
A nova seção que o ministério estabelecerá ainda neste verão será dedicada à ODA do tipo “proposta”.
Funcionários do ministério afirmam que essa seção trabalhará em conjunto com outros ministérios, agências e empresas do setor privado que desejam expandir seus negócios no exterior. Eles dizem que a nova seção identificará as necessidades dos países potenciais beneficiários e fará propostas de acordo com essas necessidades.
Essa abordagem visa não apenas auxiliar os países em desenvolvimento, mas também alinhar esses esforços com os interesses estratégicos do Japão, promovendo um desenvolvimento sustentável e mutuamente benéfico.
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
- Austrália remove 4,7 milhões de contas infantis das redes sociais - 16 de janeiro de 2026 11:15 pm
- Japão firma novos pactos de defesa com Filipinas e avança diálogo com Índia - 16 de janeiro de 2026 11:11 pm

