28.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  7:21
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão confirma intervenção de 9.8 trilhões de ienes no mercado

Ministério das Finanças japonesas revela ações para fortalecer o iene.

Tóquio, Japão, 4 de junho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministério das Finanças do Japão confirmou que o país canalizou quase 9.8 trilhões de ienes no mercado de moedas ao longo do último mês para fortalecer o iene.

Autoridades do ministério revelaram na sexta-feira que o governo e o Banco do Japão gastaram cerca de 62 bilhões de dólares vendendo o dólar americano e comprando ienes entre 26 de abril e 29 de maio.

A moeda japonesa atingiu uma mínima de 34 anos em relação ao dólar, atingindo o nível de 160 em um ponto. Ela se recuperou para o nível de 154 em 29 de abril.

Três dias depois, em 2 de maio, o iene teve um segundo aumento similar.

Investidores, imediatamente, começaram a especular que o governo e o banco central haviam realizado intervenções secretas.

A moeda japonesa se fortaleceu temporariamente para o nível de 151 no início de maio.

Mas começou a cair novamente à medida que as expectativas diminuíram para um aumento da taxa de juros pelo FED do que o esperado. A partir da noite de segunda-feira (3), em Tóquio, ela está flutuando em torno do nível de 157.

O governo japonês e o Banco do Japão gastaram um total de quase 9.2 trilhões de ienes em intervenções de mercado em setembro e outubro de 2022.