Tóquio, Japão, 12 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O governo japonês elaborou uma lista de políticas econômicas e fiscais básicas para o próximo ano. Afirma que um de seus principais objetivos é garantir que os trabalhadores continuem a desfrutar de aumentos salariais saudáveis para que o Japão possa pôr fim à deflação de uma vez por todas.
Autoridades apresentaram o rascunho em uma reunião governamental na terça-feira (11). O documento diz que a economia japonesa tem uma rara oportunidade de deixar a deflação firmemente para trás, com os trabalhadores recentemente desfrutando dos maiores aumentos salariais em 33 anos. O governo quer fazer desses aumentos o início de uma tendência que alimente um sólido crescimento econômico.
O rascunho diz que o governo ainda busca um superávit primário no próximo ano fiscal.
Observa que o declínio populacional do Japão se acelerará a partir da década de 2030 e diz que a economia precisa continuar registrando crescimento real superior a 1% ao ano para sustentar as finanças públicas e a previdência social.
O governo diz que o PIB nominal poderia atingir cerca de 1.000 trilhões de ienes por volta de 2040, um aumento de quase 70% em relação ao ano passado.
O rascunho também recomenda maior investimento em digitalização, com mais gastos em semicondutores e inteligência artificial.
Também promete apoio para investimentos de capital, pesquisa e desenvolvimento.
O documento também enfoca a descarbonização. O governo já disse que buscará a expansão do uso de energias renováveis.
Para isso, planeja considerar apoio ao desenvolvimento de tecnologias de ponta, como células solares de perovskita, que são finas, leves e dobráveis.
Também pode oferecer respaldo financeiro para turbinas eólicas offshore flutuantes.
O governo pretende aprovar o rascunho em uma reunião de gabinete até o fim deste mês, após receber feedback dos partidos governistas.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am