2.6 C
Kóka
sexta-feira, 16 janeiro, 2026 11:54: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Israel anuncia pausa diária em atividade militar no sul de Gaza

Medida visa permitir maior entrada de ajuda humanitária na região.

spot_img

Tel Aviv, Israel, 17 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – As autoridades israelenses anunciaram, neste domingo (16), que irão pausar a atividade militar em parte do sul da Faixa de Gaza durante o horário diurno para permitir maior entrada de ajuda humanitária na região. A medida será implementada diariamente das 8h às 19h, até novo aviso.

De acordo com os oficiais militares israelenses, a pausa se aplicará à estrada principal que vai da passagem de Kerem Shalom até Khan Younis. Esta rota é crucial para a entrega de suprimentos humanitários, e a suspensão das operações tem o objetivo de facilitar o acesso e a distribuição de ajuda na região.

As autoridades israelenses afirmaram que grande parte dos suprimentos no lado de Gaza da passagem está aguardando para ser recolhida pela ONU e outras organizações. No entanto, a Organização das Nações Unidas tem reportado que a entrega de suprimentos está lenta devido aos ataques israelenses na área, o que dificulta o acesso ao ponto de passagem.

A agência da ONU para refugiados palestinos, conhecida como UNRWA, declarou no sábado (15) que os civis em Gaza continuam enfrentando níveis desesperadores de fome. Segundo a agência, “mais de 50.000 crianças necessitam de tratamento para desnutrição aguda”.

No entanto, enquanto a pausa militar visa melhorar a situação humanitária, os ataques aéreos israelenses em Rafah e na cidade de Gaza no norte continuaram no domingo (16), resultando em vários feridos, conforme relatado pela mídia local palestina.

A medida de Israel é vista como uma tentativa de mitigar a crise humanitária crescente na região, enquanto a comunidade internacional pressiona por soluções que possam levar a um cessar-fogo duradouro e a negociações de paz.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img