28 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  9:23
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Iene atinge mínima histórica em 37 anos frente ao dólar

Moeda japonesa ultrapassa marca de 160 ienes por dólar em Nova York.

Tóquio, Japão, 27 de junho de 2024 (Agência Kyodo) – O iene japonês atingiu seu nível mais baixo em mais de 37 anos frente ao dólar americano, chegando à faixa superior de 160 ienes por dólar em Nova York nesta quarta-feira (26).

A moeda japonesa também caiu frente ao euro, atingindo a faixa superior de 171 ienes por euro em determinado momento – o nível mais baixo desde a introdução da moeda europeia em 1999.

A desvalorização do iene foi impulsionada pela percepção entre investidores de que o Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos não tem pressa em cortar as taxas de juros. Essa visão se fortaleceu após um alto funcionário do Fed expressar uma postura cautelosa sobre um corte antecipado das taxas na terça-feira (24).

Em resposta, investidores venderam a moeda japonesa na bolsa de Londres, empurrando-a para abaixo do nível de 160,24 ienes por dólar registrado no final de abril – seu patamar mais baixo desde dezembro de 1986.

O vice-ministro das Finanças para Assuntos Internacionais do Japão, Masato Kanda, declarou a repórteres na noite de quarta-feira que “medidas necessárias serão tomadas contra movimentos excessivos”. No entanto, a venda do iene continuou na bolsa de Nova York.

Fontes do mercado apontaram que o iene ultrapassou a marca de 160,24 frente ao dólar, e muitos investidores veem o comentário do oficial como insuficiente. Isso teria incentivado especuladores a acelerar a venda do iene.

As fontes também indicaram que há uma forte percepção de que, mesmo se o governo e o Banco do Japão intervierem no mercado, qualquer efeito será temporário.

Esta desvalorização significativa do iene levanta preocupações sobre o impacto na economia japonesa, especialmente em relação aos custos de importação e ao poder de compra dos consumidores japoneses.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)