Ícone do site Radio Shiga

Hong Kong cancela passaportes de seis ativistas sob nova lei de segurança

Hong Kong, Região Administrativa Especial da China, 13 de junho de 2024 (Agência de Notícias Hong Kong Free) – O governo de Hong Kong anunciou nesta quarta-feira (12) que cancelou os passaportes de seis ativistas pró-democracia residentes no Reino Unido, alegando que eles continuam a se envolver em atividades que colocam em risco a segurança nacional.

O governo anunciou medidas aplicadas contra “os foragidos relevantes”. Os ativistas estão em uma lista de procurados por incitação à secessão e outras acusações.

As medidas foram tomadas sob a nova lei de segurança que entrou em vigor em março. Elas incluem a proibição de apoio financeiro aos ativistas.

Entre os seis está Nathan Law, líder do protesto Movimento Guarda-Chuva de 2014. Ele continuou a pedir apoio internacional para o movimento pró-democracia em Hong Kong após fugir para o Reino Unido.

O secretário de Segurança do território, Chris Tang, disse a repórteres que os seis têm sido abrigados no Reino Unido e continuam a colidir com forças externas para se envolver em atividades que colocam em risco a segurança nacional.

Tang afirmou que as mais recentes medidas combatem e dissuadem tais atividades. Ele também disse que será considerado se medidas semelhantes devem ser tomadas contra outros na lista de procurados que fugiram para o exterior.

Law disse nas redes sociais que não usa mais um passaporte de Hong Kong.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile