Naypyidaw, Myanmar, 5 de junho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O grupo pró-democracia de Myanmar afirma que a economia do país está em colapso após três anos de regime militar.
O Governo de Unidade Nacional (National Unity Government – NUG, na sigla em inglês) realizou uma coletiva de imprensa online na segunda-feira (3) para destacar a situação econômica de Mianmar.
Sean Turnell, assessor econômico do NUG, disse que os gastos militares do país aumentaram 60% desde 2021, sendo agora mais do que o dobro dos gastos com saúde e educação combinados. Ele afirmou que esse “terrível indicador de prioridades” está “dramaticamente pior”.
O ministro das finanças do NUG, Tin Tun Naing, informou que a moeda local, o kyat, desvalorizou mais de um terço em relação ao dólar americano desde que os militares tomaram o poder em um golpe de estado em 2021.
Os cidadãos de Myanmar estão cada vez mais comprando ouro para proteger o valor de suas economias, elevando seu preço localmente.
A junta militar anunciou na segunda-feira (3) uma repressão contra comerciantes de ouro suspeitos de manipulação ilegal dos preços do metal.
No entanto, veículos de mídia pró-democracia afirmam que os militares estão forçando os negócios a assumir a responsabilidade pelo fracasso de suas políticas econômicas.
- Antissemitismo em Londres: O silêncio da mídia é ensurdecedor - 6 de outubro de 2024 11:58 am
- FAB repatria 229 brasileiros do Líbano em meio a conflitos - 6 de outubro de 2024 11:34 am
- Declínio alarmante de aves e borboletas no Japão preocupa - 6 de outubro de 2024 6:48 am