Pyongyang, Coreia do Norte, 13 de junho de 2024 (Agência de Notícias Tass) – O líder norte-coreano Kim Jong Un enviou uma mensagem ao presidente russo Vladimir Putin exaltando os laços entre os países como “uma relação inseparável de camaradas”.
A edição de quarta-feira (12) do jornal do partido governante da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, relatou que Kim enviou a mensagem de congratulações no Dia da Rússia, que marca a declaração de soberania do país em 12 de junho de 1990.
Kim elogiou Putin por sua “liderança correta”, que, segundo ele, ajudou o povo russo a construir uma “Rússia poderosa e próspera, frustrando todos os desafios, sanções e pressões das forças hostis”.
Kim também se referiu à sua cúpula com Putin na Rússia em setembro passado.
Ele disse que a relação entre os países está se desenvolvendo firmemente para laços de um nível mais alto.
Na cúpula, Kim convidou Putin para visitar a Coreia do Norte.
Várias fontes diplomáticas disseram à NHK que preparativos estão sendo feitos para que o presidente russo viaje à Coreia do Norte já na próxima semana.
Seria a primeira visita de Putin ao país em 24 anos.
A mensagem de Kim ocorre em meio a esforços de Pyongyang para fortalecer laços com Moscou, um aliado chave, em um momento de crescentes tensões com os EUA e seus aliados sobre o programa de armas norte-coreano.
Analistas avaliam que a aproximação visa isolar ainda mais a Coreia do Norte de pressões internacionais para desnuclearização.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am