Singapura, 1 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – Autoridades de defesa de países asiáticos e ocidentais iniciaram na sexta-feira (31) uma conferência de três dias em Singapura, chamada Diálogo Shangri-la. Espera-se que discutam questões de segurança na Ásia, incluindo Taiwan, o Mar do Sul da China e a Coreia do Norte.
Entre os participantes estão o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, o ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, e o ministro da Defesa da China, Dong Jun. Fontes diplomáticas informaram que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, também participará do evento.
Mais cedo na sexta-feira (31), Austin e Dong realizaram uma reunião separada. Foi o primeiro encontro presencial entre os chefes de defesa de seus países em cerca de um ano e meio. Autoridades dos EUA e da China afirmaram que Austin e Dong concordaram em continuar o diálogo entre oficiais de defesa, mas as duas partes não conseguiram reduzir suas diferenças sobre Taiwan e o Mar do Sul da China.
As tensões entre os EUA e a China estão crescendo na Ásia e no Pacífico. O exército chinês afirmou ter realizado ataques simulados cruzando o que Pequim considera uma linha de defesa contra os EUA durante um exercício ao redor de Taiwan na semana passada.
No Mar do Sul da China, Pequim está aumentando a pressão através de táticas conhecidas como zona cinzenta, que não chegam a constituir ação militar. Em abril, a guarda costeira chinesa disparou canhões de água contra navios das Filipinas, aliadas dos EUA.
Uma sessão para discutir a cooperação entre guardas costeiras dos países participantes será realizada pela primeira vez na conferência.
Os ministros da defesa do Japão e da China têm uma reunião marcada para o segundo dia do evento (1/6).
- Premiê tailandês promete apuração após queda de guindaste - 16 de janeiro de 2026 6:06 am
- Nikkei recua após renovar recordes históricos em Tóquio - 16 de janeiro de 2026 5:45 am
- Santuário em Kamakura realiza ritual de fogo de Ano Novo - 16 de janeiro de 2026 5:40 am
















