Seul, Coreia do Sul, 24 de junho de 2024 (Agência de Notícias Yonhap) – O governo da Coreia do Sul planeja nomear Park Cheol-hee, um renomado especialista em política japonesa, como o novo embaixador do país no Japão. A informação foi divulgada por fontes familiarizadas com as relações entre os dois países.
Park Cheol-hee atualmente dirige a Academia Nacional de Diplomacia da Coreia, um think tank vinculado ao Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul. A mídia sul-coreana relata que Park terá a missão de construir relações orientadas para o futuro com o Japão, à medida que os dois países se preparam para celebrar 60 anos de laços diplomáticos no próximo ano.
Antes de assumir a direção da academia diplomática, Park foi reitor e professor na Escola de Estudos Internacionais da Universidade Nacional de Seul. Ele é amplamente reconhecido por sua extensa pesquisa sobre política japonesa e é considerado um dos principais especialistas da Coreia do Sul no assunto.
Durante a eleição presidencial sul-coreana de 2022, Park integrou a equipe do então candidato Yoon Suk-yeol como conselheiro de política externa. Ele visitou o Japão como membro da delegação enviada por Yoon antes de este assumir a presidência do país.
Park Cheol-hee assumiu o cargo de chanceler da Academia Nacional de Diplomacia da Coreia em março do ano passado. Sua nomeação como embaixador é vista como um passo estratégico para fortalecer as relações bilaterais entre Coreia do Sul e Japão, especialmente em um momento em que ambos os países buscam superar desafios históricos e promover uma cooperação mais estreita em diversas áreas.
A nomeação de Park reflete a importância que a Coreia do Sul atribui ao fortalecimento dos laços com o Japão, um parceiro crucial na região. As autoridades sul-coreanas esperam que sua expertise e experiência contribuam para uma nova era de colaboração e entendimento mútuo entre as duas nações.
- Japão relembra 31 anos do Grande Terremoto Hanshin-Awaji - 17 de janeiro de 2026 8:00 am
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
















