25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:44
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Colheita de café do Vietnã atinge mínima de 4 anos

Vietnã, maior produtor mundial de café robusta, enfrenta queda na produção.

Hanói, Vietnã, 1 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Os preços globais dos grãos de café estão disparando, e não há fim à vista. No Vietnã, o ministério da agricultura afirma que a produção desta temporada cairá 20 por cento em relação ao ano anterior, atingindo uma mínima de quatro anos.

O Vietnã é o maior produtor mundial de grãos de robusta, representando cerca de 40 por cento da produção. Os grãos são usados principalmente em café instantâneo.

Nguyen Huu Long é um importante fornecedor sediado na província central de Gia Lai. Ele possui contratos com mais de 200 produtores regionais para produzir mais de 10.000 toneladas de grãos de robusta anualmente.

Mas as altas temperaturas deste ano e uma seca rigorosa impediram que os pés de café florescessem, e muitos morreram. Longo teme que, em meio ao clima severo contínuo, os preços continuem a subir e permaneçam altos por muito tempo.

Em todo o mundo, os futuros de robusta em Londres atingiram uma nova alta em abril. Mas o recorde pode não durar muito com as notícias do Vietnã.